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É possível comprar inventário de outros portais pelo Facebook?

Recentemente recebi um veículo de mídia digital que, ao comparar seu inventário versus Facebook, disse a seguinte frase:

“Através da minha plataforma você pode comprar diversos inventários, mas pelo Facebook você só consegue comprar inventário do próprio Facebook…” WHAT?

Aquilo me provocou para escrever um pouco sobre o tema, deixando você mais informado e com curiosidade de como aplicar essa compra de inventário em suas campanhas.

Primeiro ponto: sim, é possível comprar inventário de outros portais, como o Outlook, e muito mais, através do Facebook utilizando o audience network. Esse posicionamento permite que você encontre a sua audiência independentemente da navegação, atuando de fato como uma Ad network dentro de uma DSP.

Embora seja uma boa prática, é comum que muitos anunciantes reduzam suas possibilidades de alcance ao optarem por não utilizar esse formato de compra. Um dos pontos que influenciam essa decisão é que, mesmo com as opções de filtros de segurança, há o receio de veicular em um site/página indesejável.

Entretanto, é possível ter controle e acompanhamento de inventário no qual seus anúncios foram veiculados para garantir brand safety para o anunciante. Esse acompanhamento deve ser iniciado logo no início da campanha através de uma negativação de portais que você já sabe que não condiz com a marca. Além da análise prévia, é possível verificar exatamente onde seus anúncios estão aparecendo, incluindo uma estimativa de impressões, sempre considerando os últimos 30 dias.

Em minha opinião, com base em dados reais, essa é uma excelente otimização. Embora inicialmente não tenha gerado uma quantidade expressiva de conversões, ela contribuiu diretamente com o todo, aumentou a minha frequência total nos usuários, gerando um alto CTR de 2.46 pontos percentuais a mais em relação aos demais posicionamentos, além de obter um cpc super inferior (-75% em relação aos demais). Ou seja, trouxe um equilíbrio para a campanha e, ainda, após um período de aprendizado passou a representar 2% em conversões com um CPA 46% menor.

Diante desse cenário, é importante ressaltar que o inventário importa, entretanto, seguir a audiência onde quer que ela esteja é muito mais importante e, através do Audience Network, o Facebook compreende e descentraliza os espaços. Será que os anunciantes conseguirão ter esse mesmo pensamento?

Por fim, o que mais valerá no final das contas, além do bom resultado de mídia, é o conhecimento que você vai adquirir. Ao realizar levantamentos, priorização e bloqueio de portais, você com certeza irá melhorar a sua agilidade e senso crítico, além de enriquecer ainda mais ao seu repertório.

Acredite, isso faz toda diferença na hora de construir um plano de mídia de sucesso.

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