Tecnologia

Alibaba registra US$ 30 bilhões durante 24 horas de venda online

Dia dos Solteiros, festival de compras realizado pelo gigante do e-commerce chinês, registrou recorde de vendas no domingo

Depois de 24 horas de compras e vendas frenéticas além de semanas de publicidade e promoções, o Alibaba Group anunciou que suas vendas atingiram outra grande alta no Dia dos Solteiros, festival de compras de 11 de novembro que o gigante do comércio eletrônico chinês criou há uma década atrás: foi registrado um recorde de US$ 30,7 bilhões em vendas no domingo, mas o crescimento anual do evento caiu para a taxa mais baixa de todos os tempos.

O Dia dos Solteiros, também chamado de “Double 11”, é o maior evento de vendas online do mundo, superando as vendas de feriados de compras nos Estados Unidos da Black Friday e da Cyber Monday. Originalmente, foi feito para que estudantes celebrassem o fato de estarem solteiros, contrariando o Dia dos Namorados – no entanto, acabou se transformando em um festival de compras durante o mês inteiro, e que dura 24 horas no dia 11 de novembro.

A maior empresa de compras online da China iniciou o evento com uma festa de gala no sábado à noite, em Xangai. Em um programa de televisão, contaram com apresentações do Cirque du Soleil e da cantora Mariah Carey, informando que as grandes vendedoras da data foram as marcas Xiaomi, Apple e Syson. A partir de então, consumidores da China e de todo o mundo compraram itens como iPhones, móveis e leite e pó desde o começo da madrugada, com o Alibaba registrando cerca de US$ 10 bilhões em vendas na primeira hora.

Confira vídeo do evento realizado pela Fortune Magazine:

 

 

Cenário econômico afetou no desempenho do evento

Mesmo superando o recorde de vendas do ano anterior, a taxa de crescimento anual das vendas caiu de 39% para 27%, na estimativa mais baixa dos analistas, e a menor taxa nos 10 anos de história do evento. Isso acontece pois, hoje, a empresa está lidando com um cenário de vendas mais enxuto em meio ao aumento das tensões comerciais nos EUA, que também afetaram a economia chinesa. Para compensar, a empresa receberá menos comissão de suas plataformas em curto prazo, para manter marcas e atrair novos compradores.

O crescimento das vendas online também está desacelerando nas megacidades do leste do país, incluindo Xangai e Pequim, e o Alibaba disse que cerca de 75% dos novos usuários no último trimestre estavam em áreas “menos desenvolvidas”. Além disso, enquanto pequenos eletrodomésticos e cosméticos estavam com vendas fortes no domingo, as vendas de itens caros como aparelhos de grande porte, desaceleraram no mercado imobiliário, segundo Joe Tsai, vice-presidente da empresa. “Se as pessoas não estão comprando novas casas, elas não vão comprar eletrodomésticos”, falou.

De acordo com o The New York Times, as empresas de tecnologia estão impacientes com a atitude mais intervencionista do governo em relação aos grandes negócios. Este mês, o Alibaba reduziu sua previsão de vendas para o ano encerrado em março em cerca de 5%, citando a instável economia e a “guerra” comercial.

Durante o evento deste ano, a empresa disse que trabalhou com 180.000 marcas em mais de 200 países, e um número desproporcionalmente grande de vendas foi registrado nos primeiros minutos, quando ocorrem transações para itens que foram colocados em espera.

O Dia dos Solteiros de 2018 mostrou, portanto, que o Alibaba continua sendo o líder em campanhas na China. Durante o evento de transmissão, as pessoas foram incentivadas periodicamente por Mariah Carey a abrirem seus telefones e conferirem os grandes negócios. Enquanto isso, os acrobatas do Cirque du Soleil giravam no ar e o logo da Kukahome, fabricante de móveis chinesa, brilhava atrás deles. “O Alibaba está fazendo uso de todas as suas plataformas para fazer do Dia dos Solteiros um feriado que também inclui entretenimento”, disse o presidente da Tmall, uma das principais empresas do mercado, Jet Jing, durante o evento. Estamos conectando compras online com lojas físicas offline”.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Início