Tecnologia

Você sabe o que é Modelo de Atribuição?

Entenda melhor sobre o modelo de atribuição, método utilizado para mensurar todas as ações de marketing de maneira mais efetiva

Um modelo de atribuição pode ser definido como um método para mensurar todas as ações de marketing de uma maneira mais efetiva, possibilitando uma visão ampla de toda a jornada do consumidor e, assim, medindo desde o primeiro clique do usuário no site de uma marca até a sua compra. Dessa maneira, torna-se mais fácil para uma marca entender em quais momentos obtiveram maior influência, onde investir e quais serviços otimizar para melhores resultados no futuro.

Esse método é importante para compreender cada esforço de marketing realizado em um processo de compra, e não apenas o last-click. É fundamental que empresas que não possuam um ciclo de venda curto adotem esse processo para entender o que acontece em cada um dos seus canais (e-mail marketing, site, blog, redes sociais, campanhas de mídia, etc). Para isso, o primeiro passo deve ser avaliar suas metas de marketing e de negócios, para entender os objetivos da empresa e o que é importante para ela.

Os grandes objetivos dos modelos de atribuição dentro do ecossistema de mídia digitais são:

  • Otimização dos investimentos realizados;
  • A possibilidade de uma visão holística de todos os canais e pontos de contato com os consumidores;
  • Visão mais justa de todos os canais que estão sendo trabalhados.

O maior desafio da atribuição é conseguir chegar ao seu objetivo com a maior capacidade de tecnologias integradas e funcionando, mas quando vemos que em um ecossistema, mesmo simples, existem mais de 20 fontes de dados diferentes, isto acaba se tornando um processo lento e trabalhoso para gerar o valor agregado imediato que muitas vezes se deseja. Durante o webinar, os especialistas começaram falando sobre uma visão micro e depois indo para o macro, trazendo informações para gerar otimizações rápidas e “instantâneas” e também dicas e informações para construir os processos necessários de criação e otimização do seu modelo de atribuição.

 

Para saber mais sobre o tema, confira o vídeo realizado pelo IAB Brasil:

 

Além disso, a Reamp realizou, em parceria com o Google, um webinar sobre Modelos de Atribuição. Nosso especialista de Business Intelligence Carlos Durão e Daniel Figueiredo, do Google, apresentaram as possibilidades atuais dentro das ferramentas Google e com as principais ferramentas do mercado, além de abordarem também sobre os conceitos relacionados ao modelo data-driven e os passos e mindset necessário no ecossistema de mídia para poder acompanhar as mudanças do mercado que estão por vir. Para conferir o webinar completo, acesse o portal do IAB Brasil.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Início