Mídia

As principais notícias da semana (23/07)

Confira as principais notícias da semana (15/07 a 22/07) no mercado de mídia e marketing digital

Acompanhe aqui no blog, toda semana, nosso resumo com as principais notícias dos últimos dias e algumas recomendações da Reamp!

 

Principais notícias do mercado durante a semana

comScore é selecionada para programa de mensuração do Google

O Google selecionou, durante a semana, a comScore para seu Measurement Partner Program como um parceiro oficial de avaliação de terceiros nas categorias de alcance e viewability. A iniciativa foi projetada para facilitar aos anunciantes a obtenção de provedores confiáveis de mensuração e garantir a transparência.

A comScore e o Google já trabalham juntos desde 2011 em relatórios de audiência para anúncios digitais. Para saber mais detalhes sobre a parceria, confira o post no Research Live.

 

OTT Records registra aumento em dois dígitos no mundo

Assinaturas globais para serviços Over-the-Top (OTT) crescerão 24% este ano, de acordo com levantamento realizado pelo eMarketer. A pesquisa diz que 10,2% da população global – e 32,1% dos espectadores de vídeo digital em todo o mundo – ou seja, quase 765 milhões de pessoas, usarão um serviço de vídeo OTT pelo menos uma vez por mês em 2018.

A Netflix continua dominando a OTT em todo o mundo, com uma participação de 44% entre os usuários de serviços de vídeo OTT por assinatura globalmente, e os Estados Unidos continua sendo o maior país contribuinte para isso, com 65% de alcance de usuários digitais.

Para saber mais detalhes sobre a pesquisa, confira matéria publicada pelo Media Post.

 

Reamp é a nova adtech da Natura

A Reamp foi escolhida na concorrência de Adtech da Natura, empresa brasileira líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, para atuarmos diretamente na visão integrada de suas campanhas publicitárias.

Os três principais serviços que prestaremos para a marca são: gestão da plataforma de Adserver, provendo além de uma visão geral dos impactos entre meios, dados para análises avançadas e auditoria de todas as campanhas de mídia da Natura; gestão da plataforma de Data Management Platform (DMP) da empresa, fornecendo audiências específicas e qualificadas para as agências trabalharem dentro de suas estratégias em campanhas; e fornecimento da plataforma Reamp Datahub, que unifica e centraliza os dados de todos os canais, automatizando a produção de relatórios e o acompanhamento de resultados das diferentes campanhas.

Para saber mais detalhes sobre a nova parceria, confira o portal do Propmark e do ExchangeWire.

 

Google é multado em 4,3 bilhões de euros por concorrência desleal em Android

Nesta quarta-feira (18/07), foi anunciada pela Comissão Europeia a multa do Google de 4,3 bilhões de euros (o equivalente a cerca de R$ 19 bilhões) por violação de regras de livre concorrência e abuso de posição dominante em sites de busca, para impor restrições ilegais à fabricantes de dispositivos Android.

O valor é considerado recorde no histórico das autoridades antitruste da Europa, e os procedimentos deverão ser encerrados em até 90 dias – ou a empresa será multada novamente em até 5% do volume mundial de negócios diários da Alphabet, empresa-mãe do Google.

De acordo com as autoridades, o Google cometeu violações como exigir que os fabricantes pré-instalassem o aplicativo Google Search e o navegador (Chrome), como condição para o licenciamento da loja de aplicativos do Google; efetuar pagamentos a determinados fabricantes de grande dimensão e operadores de redes móveis, desde que pré-instalassem exclusivamente a Pesquisa Google nos dispositivos; impedir que os fabricantes que desejam pré-instalar os aplicativos do Google vendessem até mesmo um único dispositivo móvel inteligente rodando em versões alternativas do Android que não foram aprovadas pelo Google.

Para saber mais detalhes sobre a investigação e a multa dada à empresa, confira as matérias realizadas pelo E-commerce Brasil e pelo G1.

 

Salesforce anuncia aquisição da Datorama por US$ 800 milhões

A Salesforce anunciou, durante a semana, a aquisição da Datorama, empresa de inteligência artificial baseada em nuvem que tem sua sede em Israel. Embora os termos de acordo não tenham sido revelados, os relatórios sugerem que ele pode valer aproximadamente US$ 800 milhões, uma vez que a gigante de tecnologia de nuvem de vendas e marketing dos EUA procura acompanhar concorrentes como Adobe e Oracle.

Ao anunciar o acordo no blog da empresa, o CEO Rang Sarig disse que foi “um dia muito emocionante” para a Datorama. “Com a Salesforce, estamos empolgados em expandir nossa missão principal – ajudar os profissionais de marketing a integrar e obter insights de uma única fonte de dados”, disse.

Confira mais detalhes da aquisição no portal do Marketing Tech News.

 

Snapchat amplia acordo da Nielsen

Durante a semana, o Snapchat anunciou ter aumentado a aposta em seu relacionamento com a empresa de mensuração Nielsen, assinando um novo acordo que permitirá aos anunciantes utilizarem a plataforma para segmentar os clientes a partir de seus dados de compra offline.

A partir de agora, os clientes poderão comprar inventários de mais de 30 mil segmentos (como idade, sexo e vários comportamentos de compra em diferentes plataformas) usando dados como “insights de compradores” da Nielsen, que geralmente são com base em dados de cartão fidelidade e cartão de crédito offline. A parceria também permite que os clientes da Plataforma de Grenciamento de Dados em nuvem (DMP) da Nielsen aproveitem os segmentos de dados first-party e os clientes alvo usando o Snapchat.

Saiba mais detalhes sobre a parceria no portal do The Drum.

 

Facebook terá nova diretriz para rever conteúdos de discurso de ódio

Pela primeira vez aconteceu, na última quarta-feira (18/07), uma coletiva de imprensa do Facebook para a mídia internacional em sua sede, em Menlo Park, na Califórnia. Estiveram presentes executivos de diferentes áreas da empresa para falar sobre as mudanças diante da recente polêmica de vazamento de dados pela Cambridge Analytica.

Um dos destaques da coletiva foi o anúncio de uma nova política que será aplicada em todas as plataformas da empresa (Facebook, Instagram e Whatsapp), conhecida como “real-world harm policy”, que permite rever e bloquear postagens que incitam a violência ou contenham discurso de ódio. Serão realizadas parcerias com entidades de diferentes mercados no mundo inteiro, para que seja possível entender os problemas sociais de cada país e como eles se manifestam nas redes sociais.

Para saber mais detalhes do funcionamento da política e algumas outras mudanças que estão sendo realizadas pela empresa, acesse o portal Meio&Mensagem.

 

Recomendações Reamp

Novo programa do IAB permite que membros testem a tecnologia blockchain

O Blockchain Working Group, com cerca de 150 membros, convenceu durante a semana o Laboratório de Tecnologia do IAB a liderar um programa que permite membros como FusionSeven, Kochava Labs, Lucidity e MetaX testarem suas tecnologias e serviços. Os pilotos incluirão parceiros de toda a cadeia de suprimentos de publicidade, desde marcas até agências, DSPs, SSPs, publishers e fornecedores de tecnologia.

Dentro do grupo de trabalho do IAB, o objetivo é aplicar aprendizados do piloto para desenvolver um whitepaper da indústria que delineie as melhores práticas e padrões para suportar a aplicação da tecnologia blockchain.

Confira quais agências irão trabalhar no grupo e mais detalhes sobre suas funções no portal do MediaPost.

 

Women to Watch Brasil destaca mulheres importantes para o mercado em 2018

O Women to Watch Brasil, versão nacional da iniciativa criada pelo Advertising Age e realizada pelo Meio&Mensagem no país, tem como objetivo destacar mulheres notáveis no setor de publicidade em 2018, e que atuem em agências, anunciantes, veículos e empresas do setor.

A lista de mulheres homenageadas este ano foi divulgada durante a semana e inclui sete mulheres com os mais diversos históricos de carreira, e que são importantes para o mercado – que ainda tem seus cargos mais altos majoritariamente ocupados por homens.

Confira a lista completa das mulheres homenageadas no portal do Meio&Mensagem.

 

Personalização é a palavra-chave para conquistar jovens da Geração Z

Estudo da Criteo, divulgado essa semana, analisou os hábitos de consumo de jovens da Geração Z (ou seja, nascidos entre 1994 e 2002) do Brasil, Estados Unidos, França, Alemanha, Japão e Reino Unido, e descobriu que o público possui um poder de compra significativo, e personalização é a principal estratégia que deve ser utilizada para conquistá-los.

Além disso, foi descoberto também que essa geração gasta mais tempo em seus dispositivos móveis do que qualquer outra geração, somando onze horas de acesso online por mobile durante a semana; as redes sociais são amplamente utilizadas, ranqueando em Facebook (55%), Snapchat (52%) e Twitter (23%). Apesar disso, foi possível entender que essa geração é muito mais tátil e valoriza experiências em lojas físicas com inovações tecnológicas, como self-checkout via mobile, touchscreens interativos e experimentação virtual, mas, ainda assim, desejam um excelente atendimento ao cliente.

Confira mais descobertas do estudo em matéria realizada pelo Proxxima.

 

Instagram lidera globalmente como plataforma para influencer marketing

Globalmente falando, o Instagram é a principal plataforma utilizada para muitas campanhas de marcas com influenciadores, mas dificilmente é o único, de acordo com pesquisa divulgada essa semana pelo eMarketer. Essa descoberta deve ser feita observando onde os consumidores de cada região seguem os influenciadores. A pesquisa da M Science for Wavemaker, por exemplo, mostrou que os usuários de mídia social na Alemanha tinham a mesma probabilidade de seguir um influenciador no Youtube e no Instagram, cada um deles citado por 73% dos entrevistados.

Por isso, a importância do Instagram para campanhas de influência está aumentando em quase todos os mercados mundiais. Em uma pesquisa realizada em fevereiro de 2018 pela agência Activate, 88,9% dos influenciadores de todo o mundo disseram que estavam usando o Instagram para campanhas de marketing de influência há mais de um ano. Excluindo postagens em seus feeds, o Instagram Stories era a tática mais popular usada para campanhas patrocinadas.

No geral, esperamos que o número de usuários do Instagram mundial aumente 18,4% para 714,4 milhões em 2018. A Suécia terá a maior taxa de penetração de usuários do Instagram no mundo, 68,9% dos usuários de redes sociais, seguida pela Indonésia (62,8%) e Noruega (57,7%).

Saiba mais sobre a pesquisa no portal do eMarketer.

 

Conheça a Lei do E-commerce e seus princípios básicos

Em artigo publicado na última quinta-feira (19/07) pelo E-commerce News, podemos saber um pouco mais sobre a Lei do E-commerce que está vigente no Brasil e passou por alterações recentemente, trazendo algumas dúvidas sobre sua aplicação.

Seus principais pontos abordam informações claras sobre a loja e ofertas, especificidades dos sites de compras coletivas, atendimento e relacionamento com o cliente e arrependimento de compra.

Para saber mais sobre como ela funciona, confira matéria completa do E-commerce News.

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