Tecnologia

RD Summit 2017 – Sujan Patel, da WebProfits

11 táticas práticas de Marketing de Conteúdo foi tema central do especialista

No segundo dia do evento também pudemos assistir à palestra com o tema “11 táticas práticas de Marketing de Conteúdo”, realizada por Sujan Patel, co-funder da WebProfits. Sujan é o autor do livro “100 days of growth” (ou “100 dias de crescimento”), um exemplar completo sobre Growth Hacking que já vendeu mais de 40.000 cópias. Também é co-fundador da WebProfits, agência especializada em growth marketing.

Para o especialista, para que você se diferencie no mercado de marketing, deve ser melhor que seu concorrente e, sem dúvidas, conteúdo é um bom caminho. “Pare de criar conteúdos medíocres e comece a criar conteúdos épicos”, aconselha. Conteúdos relevantes aumentam a visibilidade e confiabilidade na sua marca, fazendo com que os consumidores e a audiência se tornem leais à sua marca. Para isso, Sujan listou 11 táticas para criar conteúdos incríveis:

 

1 – Create Epic Content: conteúdos incríveis é o que todos querem ver. Quanto melhor a qualidade e maior a profundidade do seu material, mais pessoas vão querer vê-lo, acessá-lo e utilizá-lo. Conteúdos bem feitos servem como uma máquina de crescimento para a sua empresa.

2 – Content Circles: trabalhe os conteúdos dentro da sua comunidade. Pense em todas as partes que podem ser impactadas e influenciadas por eles, como funcionários, pequenos negócios, produtividade, gestão de pessoas e processos, cultura da empresa, entre outros.

3 – Epic + Content: utilize tudo que já foi criado de conteúdo incrível e o transmita através de diferentes canais da sua comunidade. Torne esse material acessível para que o fluxo de usuários no site e acesso de conteúdos possa ser cada vez maior e mais relevante.

4 – Use todos os seus conteúdos para alimentar os seus leads e trazer novos usuários para o processo. Atualize materiais antigos, refaça alguns deles e crie novos formatos.

5 – Guest Post + SEO: Liste os 50 principais sites da sua indústria e veja o que eles estão fazendo. Use plataformas para planejamento de palavras-chave e domine aquelas que estão usadas e fazem mais sentido para o seu negócio.

6 – Convide influenciadores para escrever no seu blog: Liste também pessoas e influenciadores importantes e vá falar com elas, pedindo que participem com conteúdo no seu blog. Produzir conteúdo é uma parte importante, mas apenas 20% do trabalho. Os outros 80% estão em conseguir distribuir e transmitir esse conteúdo através de diferentes canais da melhor maneira possível.

7 – Crie conteúdos exclusivos (behind the scenes): Como você é diferente? Por que a sua empresa é a melhor? Mostre para os usuários que você realmente possui um diferencial que te torna mais atrativo. Esse diferencial pode vir de diferentes maneiras, como: in house marketing team (comos os melhores porque queremos ser os melhores); we do what we say (transparência e confiabilidade); e integridade da empresa (valor, culture code, objetivos estratégicos, etc).

8 – Entreviste consumidores e conte histórias de sucesso deles: faça vídeos com depoimentos de clientes que estejam maravilhados com o seu trabalho, mesmo que não utilizem seu produto. Não fale de você mesmo, foque no seu cliente e no que é relevante para ele.

9 – Crie pesquisas com seus clientes e usuários com o que é importante para eles, e utilize as informações coletadas para a criação de e-books e materiais para nutrir e solucionar suas necessidades.

10 – Recrie seus melhores materiais, construindo webinars, vídeos, microsites e e-books. Quase tudo aquilo que você precisa já está feito, mas é possível repaginá-lo para que ganhe atratividade e visibilidade novamente.

11 – Ensine sua equipe de atendimento, suporte e vendas a oferecer e apresentar conteúdos aos seus clientes. Essas equipes estão muito próximas dos consumidores, e entendem o que precisam ou as dificuldades pelas quais estão passando.

 

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