Written by: Tecnologia

RD Summit 2017 – Bruna Rezende, da Laje Plataforma de Inovação

Estratégias para criação de uma nova cultura de inovação nas empresas

Bruna Rezende, sócia e diretora executiva da Laje Plataforma de Inovação, também foi palestrante no evento. A economista já atuou em empresas e projetos de empresas nacionais e multinacionais, liderando projetos de planejamento estratégico, desenvolvimento de negócios, novos negócios e fusões e aquisições, além de ter fundado duas startups.

O tema abordado pela profissional foi: Como conseguimos mudar o mindset atual e criar uma nova cultura de inovação?

Inovação nada mais é do que um método, um caminho que se percorre para chegar até algo. A partir do momento que geramos valor, estamos inovando. Mas como é possível combinar ingredientes para ter um crescimento exponencial e conseguir continuar construindo coisas novas?

Hoje, o mundo muda muito. O novo status quo em que estamos inseridos é o VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo). Dado esse cenário, o mais importante é entender como se moldar a esse novo ambiente e como crescer dentro dele.

A especialista abordou três ingredientes para que uma empresa esteja sempre inovando: desenvolvimento centrado no/com o usuário, pensamento exponencial e agilidade de longo prazo.

 

Desenvolvimento centrado no usuário:

Hoje, o processo de criação de valor não é linear, e os nossos problemas não são claros. É necessário levantar hipóteses e criar soluções de acordo com o que descobrimos. O primeiro passo é entender qual é o problema que estamos tentando resolver. O processo de construção de valor é realizado junto com os clientes, como por exemplo o Nike+, que hoje permite o usuário trocar o número de milhagens corridas por produtos da marca (Nike Fuel). Algumas pessoas já fazem a relação de ICO (Initial Customer Offer) com o IPO, ou seja, a abertura da empresa será feita e devolverá para os consumidores parte do valor por estarem construindo a empresa junto com eles.

Pensamento exponencial

O primeiro conceito do pensamento exponencial é a lógica da linearidade (adição) e a exponencial (multiplicação). A tecnologia da informação é o maior agente de transformação hoje, e os recursos não estão escassos. Na verdade, a necessidade e custos marginais da sociedade estão tendendo a zero, e é possível notarmos a Lei de Moore em diversas áreas (AI, robótica e diferentes outros tipos de tecnologia). O mundo inteiro está conectado, e atualmente já são mais de 3 bilhões de usuários na internet.

Dentro de 5 anos, será muito difícil medir todos os dados gerados por usuários online. Empresas de analytics, como a Beyond Verbal, já estão medindo e analisando as emoções das pessoas, e a inteligência artificial é fundamental nesse processo.

Há, então, uma mudança de escassez de recursos para a conversão de recursos. As placas solares dobram de performance entre 22 e 40 meses, e seu custo cai pela metade. Em alguns anos, todos teremos energia solar disponível praticamente de graça.

Empresas que estão conectadas ao pensamento exponencial, estão também conectadas à lógica da abundância. Essas empresas possuem performance quase dez vezes maior do que o resto das empresas do setor.

Agilidade de longo prazo

O método ágil permite pensar em estratégias de longo prazo, mas agindo rapidamente à curto prazo. O trabalho não é realizado por pessoas independentes, mas sim por pessoas interdependentes de dentro da organização. O papel da nova liderança é entender e ver como aquilo pode aumentar a velocidade e o número de soluções.

 

(Visited 1 times, 1 visits today)