Written by: Dados

Quais são os principais benefícios de uma DMP?

Anunciantes e publishers têm adotado cada vez mais DMPs para otimização de uma campanha. Quais são as principais vantagens?

Cada vez mais empresas de diversos setores têm aderido às plataformas de gerenciamento de dados, ou DMPs. Essas plataformas são muito procuradas por profissionais de marketing, que entendem sua importância para o sucesso em uma campanha de publicidade online.

Anúncios publicitários são diariamente veiculados em todos os meios de comunicação, inclusive na internet. Alguns deles são excessivamente exibidos, chegando até a ser intrusivos. Esse excesso de informações faz com que as pessoas tentem fugir de campanhas em massa com os bloqueadores de anúncios, uma desvantagem para o mercado publicitário. É a partir desse problema que podemos perceber como uma estratégia inteligente é importante para a imagem de uma empresa, quando seu objetivo é criar um relacionamento com clientes e pessoas interessadas em seus produtos. Para isso, conhecer seu público alvo, seus desejos e necessidades é fundamental.

Com a coleta, organização e análise de dados realizadas pelas DMPs, esse trabalho já pode ser realizado. Ao segmentar um público, o nível de alcance e engajamento de pessoas em um site tende a crescer, e quando uma mensagem é passada da maneira adequada para as pessoas corretas, ela é muito mais valorizada.

 

Principais benefícios para anunciantes

Os anunciantes são pessoas que devem se preocupar com detalhes essenciais de uma campanha, como o seu alcance, se o público correto está sendo atingido, de que maneira está ocorrendo esse impacto e qual está sendo seu retorno. O anúncio está realmente valendo a pena? As DMPs ajudam as responder essas dúvidas e permitem propor novas estratégias.

Uma plataforma de gerenciamento de dados pode ajudar os anunciantes a entenderem melhor seu público, quais são os principais interesses em cada estágio do funil de vendas, como aproveitar a audiência online e offline, analisar grandes quantidades de dados do público e utilizá-los em insights, para que o planejamento de campanha seja feito com decisões tomadas da maneira correta e a compra de mídia seja realizada de uma maneira mais inteligente.

A partir do momento em que o anunciante entende as preferências de um público e analisa seu histórico de compras por meio da coleta de dados, é possível segmentá-los em clusters ou audiências de acordo com o perfil e hábitos de consumo de cada grupo de pessoas. Uma vez divididos, ações são criadas para cada cluster separadamente.

Essas funcionalidades de uma DMP são de grande importância para profissionais de marketing, que por meio da coleta de dados e segmentação de interesses, conseguem melhorar o relacionamento entre a marca e seus clientes e ampliar a confiança entre eles.

 

Principais benefícios para publishers

O conteúdo de um site onde o anúncio será veiculado é de grande importância. Sua personalização, ou seja, otimização na qualidade e segmentação por assunto de interesse, atrai visitantes que correspondam às suas informações. Com o uso da DMP, o publisher pode ter  uma imagem mais clara dos interesses do público, e assim personalizar o conteúdo e conquistar mais clientes.

Hoje em dia, os anunciantes querem exibir seus anúncios para usuários que estejam altamente engajados e, quando um site possui essa qualidade, estarão dispostos a pagar mais pelo espaço disponível para a publicidade. Portanto, uma das grandes vantagens que a DMP pode trazer para um publisher é a valorização do seu inventário com a coleta de dados e segmentação da audiência.

O perfil e interesses de um visitante fazem com que o inventário do site seja valorizado ou não, pois quando o conteúdo é voltado para determinado público, há uma possibilidade maior de que ele clique naquele anúncio.

Um segmento de audiência construído com a ajuda de uma DMP geralmente inclui dados contextuais e comportamentais, por exemplo, sexo, idade, localização, interesses, histórico de compras, interações baseadas em cliques e etc. Esses dados também podem ser utilizados para extensão do público, o chamado lookalike.

 

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