Tecnologia

Automação de marketing no Brasil segue crescendo

País alcança o terceiro lugar em utilização de soluções de automação de marketing

O crescimento do mercado de marketing digital no país trouxe também diversas ferramentas para facilitar o relacionamento de uma marca com o seu consumidor. Enviar e-mails, gerar leads para um site e publicar em redes sociais, por exemplo, são atividades gerenciadas cada vez mais pela automação de marketing, que ajuda a otimizar e agilizar todo esse processo.

Uma pesquisa da companhia americana Datanyze realizada em junho de 2017 revelou que o Brasil é o terceiro país com mais empresas que utilizam soluções de automação de marketing no mundo (8.408), superando em número as alemãs (3.676), australianas (7.517) e canadenses (6.925). Os Estados Unidos lideram o ranking com 134.680 empresas, seguido do Reino Unido com 16.526.

 

Fonte: Datanyze

 

A maturidade do mercado brasileiro em inbound marketing e marketing digital fez com que o país se destacasse no estudo. “A mudança do processo de compra nos últimos anos com consumidores cada vez mais e melhor informados, principalmente com o crescimento do uso da internet e suas novas tecnologias, fez com que as empresas tivessem que se adaptar e adotar novas metodologias e ferramentas para se relacionar com seus prospects e clientes”, explicou Eric Santos, CEO da Resultados Digitais em entrevista com o portal Comunique-se.

 

Agências adotam ferramentas de automação

O aumento das plataformas de automação também está acontecendo nas agências digitais do Brasil. Segundo dados coletados pela pesquisa “TechTrends 2017: Benchmarks de Ferramentas para Agências”, criada em parceria entre a Resultados Digitais e a Rock Content, a porcentagem na sua adesão passou de 50% para 59% nos últimos 12 meses, e de todas as categorias de maior adoção de ferramentas pelos respondentes, destaca-se a de marketing digital.

 

Fonte: TechTrends 2017

 

Ainda segundo a pesquisa, das 366 empresas entrevistadas, 99,5% disseram que usam pelo menos uma opção de ferramenta de automação e a mais adotada pelas agências brasileiras é o RD Station (55,3%), seguida pelo uso de ferramentas próprias (20,5%).

 

Fonte: TechTrends 2017

 

Dos 21 tipos de ferramentas analisadas, as brasileiras predominam em oito categorias: Automação de Marketing, construção de landing pages, plataformas de conteúdo, assinatura eletrônica, hospedagem, ERP, meios de pagamentos e BI. Já as estrangeiras se destacam em: e-mail marketing, SEO, Analytics, testes A/B, CMS, social media, monitoring/management, CRM, comunicação, Help Desk, colaboração, bug tracking, gestão de projetos e suítes de produtividade.

 

Sucesso na automação de marketing

Ok, já entendemos que automação na área de marketing é uma boa estratégia e pode ajudar a alavancar o sucesso de uma empresa. Mas como um anunciante, por exemplo, pode trabalhar com ela?

A primeira dica é não ter pressa. O mais importante não é enviar e-mails o tempo todo para um cliente realizar uma compra, mas sim fornecer um conteúdo de qualidade para que ele tome sua decisão da melhor maneira. É essencial que a automação esteja ligada ao Inbound Marketing da empresa, já que ambos podem se complementar.

Outra estratégia é agir em todos os estágios de um funil de vendas. Defina quais serão esses estágios, escolha de que maneira a comunicação será realizada com os leads de cada um deles, determine os conteúdos e defina suas listas de segmentação. Dessa maneira é possível criar campanhas específicas para clientes de cada estágio do funil e conduzi-lo para outros, por exemplo.

Integrando a automação com Inbound Marketing, pensando no funil de vendas e organizando toda as ações, cada vez mais a técnica de automação será utilizada e procurada por mais empresas que desejam otimizar seus negócios.

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