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RD Summit 2017 – Eric Santos, da RD Station

Crescimento da RD nos últimos anos está ligada à estratégia de Inbound Marketing e máquina de crescimento, afirma CEO

Eric Santos é CEO da Resultados Digitais, uma das empresas que cresce mais rápido no Brasil. Engenheiro de controle e automação, já trabalhou em diversas start-ups e empresas de tecnologia, no país e no exterior, desenvolvendo produtos e estratégias go-to-market. O especialista esteve presente no primeiro dia de evento para falar sobre a história e crescimento da RD nos últimos anos, e aproveitou para celebrar a marca de 10.000 clientes.

Em cinco anos, a empresa alcançou marcas expressivas: 10 mil clientes, R$83 milhões em investimentos de empresas brasileiras e estrangeiras, 600 colaboradores e 1.500 parceiros. No entanto, engana-se quem acredita que a empresa alcançou o sucesso do dia para a noite. Eric fez questão de frisar todas as dificuldades passadas pela empresa, e, principalmente, a estratégia que os fez chegar até onde estão. “Grandes transformações são criadas com visão de longo prazo e muita dedicação e aprendizado”, defende.

O modelo de Inbound Marketing exige determinação e paciência, pois os resultados não são vistos à curto prazo e podem, muitas vezes, acabar frustrando aqueles que esperam frutos imediatos. As pessoas ainda não estão acostumadas a esperar por resultados, o que pode limitar seus ganhos se olharmos para o médio e longo prazo. O The Marshmallow Test, citado por Eric como um exemplo, é um experimento realizado pela Stanford com crianças, e bonificava aquelas que esperavam um certo tempo para comer um marshmallow que estava bem em frente a elas:

 

 

Assim como é difícil esperar por resultados, também é difícil entender o crescimento exponencial. “As pessoas não estão preparadas para pensar e se preparar para esse tipo de movimentação”, acredita. O exemplo utilizado foi que, se considerar que daremos 30 passos e cada passo tem uma distância exponencial (o primeiro passo é de 1m, o segundo de 2m, o terceiro de 4m, e assim por diante), quando chegarmos no passo 30, teremos dado um bilhão de passos.

Como é difícil de agirmos em alguma ação que não possua um impacto imediato, é difícil também controlarmos a curva de crescimento exponencial x curva de frustração. A Nokia, por exemplo, que na década passada era líder de mercado com 60% de Market Share e mais de um bilhão de usuários, praticamente deixou de existir no mercado de celulares após o lançamento do iPhone e o crescimento de outros softwares como o Android.

É importante que uma marca entenda que ela não deve focar somente no que precisa ser feito atualmente, mas principalmente projetar o que deseja construir e alcançar nos próximos anos. Trata-se de um plano que pode ajudá-la a criar estratégias efetivas para o futuro.

“Quais ações podem ser feitas e planejadas agora para criar um diferencial competitivo em cinco ou dez anos?” questiona.

É aí que entra a máquina de crescimento, que fez com que a RD chegasse no status e consolidação que possui hoje em dia. O método consiste na combinação do Inbound Marketing, Inbound Sales e Customer Success, e trata-se de aproximar prospects, gerar uma experiência positiva que possa ou não gerar vendas, mas sempre pensando de forma genuína no sucesso com o cliente.

Trabalhando com melhorias contínuas e incrementais, essa máquina de crescimento permite que uma empresa alcance o patamar desejado. “Se você ou o seu cliente crescer 10% ao mês, o crescimento será de 30 vezes em 3 anos”.

Apesar de na teoria parecer fácil, Eric ressalta que não é bem assim. É normal que, durante várias etapas do processo, uma empresa enfrente dificuldades e obstáculos. Podemos observar como exemplo Elon Musk e Jeff Bezos, grandes empreendedores e donos de duas das maiores empresas do mundo atualmente. Ambos passaram por inúmeros deságios e foram muitas vezes desacreditados pela mídia e pelo mercado, mas sua persistência e visão de negócios fizeram com que conquistassem seus objetivos propostos para cada empresa.

Algumas novidades que a RD está trazendo para o mercado para a empresa e seus parceiros foram anunciadas por Eric, e entre elas, duas merecem destaque:

– RD University: plataforma que irá preparar as pessoas para a nova economia digital, e o primeiro curso/módulo será gratuito para todos que se cadastrarem.

– RD Station App Store: Market place de soluções diferentes criadas por parceiros e desenvolvedores para integrar com a plataforma de marketing da RD.

 

Fonte: Blog Acontecendo Aqui

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